sexta-feira, 5 de junho de 2009


As esculturas romanas foram criadas nos séculos VI a.c e V d.c. As esculturas romanas,foram derivadas das esculturas gregas .Os romanos hoje são conhecidos não só por terem construído suas fontes com elegância e qualidade, mas também por dar importante contribuição original a essa tradição.

Aluna:Bettina nº:04 5B

como que desenvolveu a grega e a romana?

CULTURA GREGA

A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, não resistiram e beberam nesta esplendida fonte cultural. Vejamos os principais elementos da cultura grega.
A cultura romana recebeu grande influência da grega e etrusca, além dos vários povos que passaram a fazer parte do império romano.
CULTURA ROMANA
Pintura e escultura:
Na pintura romana reflete as cenas mitológicas e da vida cotidiana.
A escultura romana era semelhante a dos gregos. Feita em relevo representava os fatos da história de Roma cenas de batalhas e campanhas que decoravam os arcos de triunfo.
Autora : Thais n29 5B

Escultura grega

As esculturas gregas no seculo Va.C

No seculo Va.C, foram poucas esculturas gregasque sobreviveram.

A estatuedas de broze solido, os exemplos da escultura grega é que retratam homens e cavalos e etc...

A escultura grega começou, um estilo sombrio e grandioso.

E também encontra escultura olimpia.

Essa epoca de crecente naturalismo, então começou a representar todos os tipos de acção.



Exemplo:






Essa escultura olimpia é o chamado deus do cabo Artemísio e representa talvez Zeus ou Poseidon. Foi encontrado no fumdo do mar , perto do cabo Artemísco, datandoi por volta de 460 - 470 a.C.





Autora : Ingrid Bianchi n. 16 5b.

FONTE:http://www.slideshare.net/crie_historia/grcia-antiga-arte

quinta-feira, 4 de junho de 2009

esculturas romanas


Augusto de Prima Porta

Busto do Imperador Hadrianus




Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas pelo comportamento eram bem diferentes. Por serem realistas, suas esculturas representavam a verdadeira representação humana.Retratavam imperadores e homens da sociedade.
As esculturas eram feitas com marmore,bronze,barro,pedra,madeira,metal e outras matérias.

As esculturas eram de grandes dimensões, eram mandadas esculpir por imperadores e nobres para retratar sua imagem, eram obras muito reais, os vestuarios, o cabelo e todos os traços eram o mais perfeito possivel.


Recebendo a influência de muitos povos, os romanos foram os responsáveis por espalhar pelo mundo uma grande quantidade de idéias e princípios, como cristianismo.


Na verdade, os poderosos romanos traziam as obras de arte encontradas na Grécia conquistada.

Com a maior parte de sua população analfabeta e incapaz de até falar o latim, as artes visuais funcionaram como uma espécie de literatura às grandes massas.
Sofia n 28 5B

Esculturas Gregas



Esta imagem é uma Cópia do Discóbolo de Míron.

Foram poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. As obras atualmente conhecidas são cópias realizadas durante o período romano.
No começo dos tempos as esculturas eram feitas de mármore. Neste século houve dois tipos de estátuas que tiveram especial divulgação: o Kouros e a Koré, a figura masculina e a feminina, respectivamente, em pé, numa pose de grande rigidez e frontalidade. Na Grécia os artistas não estavam obrigados a convenções rígidas, pois as estátuas não tinham uma função religiosa, como No Egito. A escultura se desenvolveu livremente, tanto que as estátuas passaram a apresentar detalhes em todos os ângulos de vista, em vez de apenas no plano frontal. Nessa postura de procura de superação da rigidez das estátuas, o mármore mostrou-se um material inadequado: era pesado demais e se quebrava sob seu próprio peso, quando determinadas partes no corpo não estavam apoiadas. A solução para esse problema foi trabalhar com um material mais resistente. Começaram então a fazer esculturas em bronze, pois esse metal permitia ao artista criar figuras que expressassem melhor o movimento.Foi uma época que os escultores começaram a esculpir peças em todas as posições e ações . Um exemplo clássico é o Discóbolo de Míron, uma estátua de um atleta atirando o disco, executado por volta de 450 a.C originalmente em bronze, mas sobreviveu apenas em cópias romanas em mármore.Fídias esculpiu uma das mais famosas esculturas Gregas o Doríforo, ou portador de lanças. Deixou também a estátua Diadúmeno. Os escultores do século IV a.C, esforçaram-se para representar o intelecto e a emoção através das feições do rosto, o que levou ao desenvolvimento dos retratos. Ao longo do tempo as técnicas foram se aperfeiçoando colocando roupa.

Carolina nº06

Escultura do Partenon de Atenas.
ARTE GREGA

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega se liga à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas pessoas inteligentes e justas que gosta do bem-estar do povo. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem e a democracia.

Atena 5B número 3

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Entre os séculos XI e IX a.C. a escultura produziu pequenas obras, representando figuras humanas, em argila ou marfim. Durante o período arcaico a pedra tornou-se o material mais utilizado, comum nas simples estátuas de rapazes ( Kouros) e de moças (Korés) e ainda refletiam a influência externa.




O apogeu da escultura ocorreu no período clássico, durante o século V , quando as obras ganharam maior realismo, procurando refletir a perfeição das formas e a beleza humana, e posteriormente ganharam dinamismo, como se percebe no Discóbolo de Miron.
Autora: Atena n 3 5B