quinta-feira, 4 de junho de 2009

Esculturas Gregas



Esta imagem é uma Cópia do Discóbolo de Míron.

Foram poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. As obras atualmente conhecidas são cópias realizadas durante o período romano.
No começo dos tempos as esculturas eram feitas de mármore. Neste século houve dois tipos de estátuas que tiveram especial divulgação: o Kouros e a Koré, a figura masculina e a feminina, respectivamente, em pé, numa pose de grande rigidez e frontalidade. Na Grécia os artistas não estavam obrigados a convenções rígidas, pois as estátuas não tinham uma função religiosa, como No Egito. A escultura se desenvolveu livremente, tanto que as estátuas passaram a apresentar detalhes em todos os ângulos de vista, em vez de apenas no plano frontal. Nessa postura de procura de superação da rigidez das estátuas, o mármore mostrou-se um material inadequado: era pesado demais e se quebrava sob seu próprio peso, quando determinadas partes no corpo não estavam apoiadas. A solução para esse problema foi trabalhar com um material mais resistente. Começaram então a fazer esculturas em bronze, pois esse metal permitia ao artista criar figuras que expressassem melhor o movimento.Foi uma época que os escultores começaram a esculpir peças em todas as posições e ações . Um exemplo clássico é o Discóbolo de Míron, uma estátua de um atleta atirando o disco, executado por volta de 450 a.C originalmente em bronze, mas sobreviveu apenas em cópias romanas em mármore.Fídias esculpiu uma das mais famosas esculturas Gregas o Doríforo, ou portador de lanças. Deixou também a estátua Diadúmeno. Os escultores do século IV a.C, esforçaram-se para representar o intelecto e a emoção através das feições do rosto, o que levou ao desenvolvimento dos retratos. Ao longo do tempo as técnicas foram se aperfeiçoando colocando roupa.

Carolina nº06

Escultura do Partenon de Atenas.

2 comentários:

  1. sou apaixonado pela arte romana suas esculturas eram de formas perfeitas cada detalhe é extremamente fiel a as formas corporais, é magnifico.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta página! Me ajudou a desenvolver o meu trabalho, e ficar mais atualizada nas esculturas ...

    ResponderExcluir